Encontros Iluminadores
Sua Imensurável Empatia e Amor pela Humanidade
Uma vez, perguntada por um jornalista na Inglaterra, “Você teve alguma decepção?”, Shri Mataji respondeu: “Eu não tive nem compromissos nem decepções!” O riso que se seguiu caracterizou muitas conversas com Shri Mataji, que podiam ser engraçadas, inusitadas e frequentemente tomarem uma direção surpreendente.
Shri Mataji tinha a capacidade de realizar conexões entre tópicos que a maioria das pessoas nunca teria visto antes, e isso tornava suas palestras e histórias cativantes, encantadoras e memoráveis. Shri Mataji proferiu milhares de tais palestras, sempre instrutivas e sempre iluminadoras. Seu passaporte extenso tinha quase uma polegada de espessura e trazia o carimbo dos muitos lugares que ela visitou enquanto percorria o mundo com uma intenção clara: alcançar o maior número possível de pessoas e dar a realização do si.
Ela realmente encontrou milhares de pessoas, mas não em uma série de breves cumprimentos e despedidas. Sintonizando-se com a pessoa à sua frente, fosse ela experiente e realizada ou um humilde camponês, Shri Mataji se aprofundava no ser de cada pessoa, porque, para ela, todos importavam, todos tinham potencial.
Foi esse potencial que inspirou Shri Mataji a fazer seu trabalho. A capacidade de cada pessoa de se tornar o Espírito, de se conectar, de alcançar a realização do si. Algumas pessoas reconheceram Shri Mataji, outras simplesmente não A reconheceram. Isso dependia do estado do indivíduo e de onde ele estava dentro de si mesmo, em vez de quem Ela era. Algumas pessoas a viam, a percebiam, se aproximavam, e outras se afastavam...
E quem foi Shri Mataji? O que foi Shri Mataji?
Shri Mataji foi Uma Guru. E o que é um Guru? – A palavra guru tem um significado muito específico: Gu = ignorância. Ru = dissipador. Portanto, um Guru deve ser capaz de provocar a remoção da ignorância espiritual e da ilusão que envolve a condição humana.
Para aqueles que se aproximaram, muitos sentiram que Shri Mataji era a verdadeira essência, o pacote completo, o axis mundi. Uma Mãe Divina. De alguma forma, ela tinha uma habilidade, uma capacidade inata de ajudar as pessoas a trabalhar e resolver seus próprios problemas. Sua magia era como a de um jardineiro amoroso que germina as sementes que resultarão no florescimento e na fruição de um indivíduo.
“A sabedoria é radiante e imutável
E ela é facilmente reconhecida por aqueles que a amam,
E é encontrada por aqueles que a buscam.
Ela se apressa para se fazer conhecida por aqueles que a desejam.
… Ela anda à procura daqueles que são dignos dela,
E ela graciosamente aparece para eles em seus caminhos.”
A sabedoria de Salomão, capítulo 6, versículos 12-17
No entanto, sua mensagem era firme: "Torne-se seu próprio Guru, torne-se o Espírito", e isso às vezes se revelava um pouco mais difícil. Exigia determinação e disciplina.
Uma atenção fraca e dispersa, confusão, preguiça, baixa autoestima e inúmeros outros problemas dificultariam a capacidade e a determinação de cada indivíduo para trabalhar em si mesmo, cuidar de si mesmo e realizar seu potencial completamente.
Neste processo, como Guru, Shri Mataji podia ser feroz como um tigre, impressionante de se ver, e, ainda assim, como mãe, Ela podia ser suave, paciente, uma consoladora. De maneira maternal, Ela se esforçava para inspirar e elevar os indivíduos; mesmo quando os via tropeçar, estava pronta para estender a mão e orientá-los novamente em seu caminho.
Quando você estava sob sua atenção, sentia como se estivesse nas mãos da própria evolução. Seu sorriso agia para confortar e redimir. Sua voz oferecia consolo e aconselhamento. A escolha sempre permanecia no coração do indivíduo, se ele decidiria ou não ouvir suas palavras. Com diferentes níveis de compreensão, todos vivenciaram Shri Mataji de maneira única.
Sua delicadeza ao lidar com as pessoas era imensa. Com uma precisão afiada como uma lâmina, Ela podia rapidamente sintonizar uma situação e Sua atenção penetrava para ouvir o que estava sendo dito e também o que não estava sendo dito.
Sua risada era contagiante, Seu poder de testemunhar era impressionante, e Seu prazer pelos altos e baixos da vida era libertador. As recordações das pessoas sobre Shri Mataji ecoam sempre o mesmo sentimento: um senso de privilégio, boa sorte ou sorte divina por, de alguma forma, terem cruzado com o caminho de Shri Mataji e com seus ensinamentos.
A mensagem de visão e sabedoria de Shri Mataji permanece constantemente a mesma, como ela disse:
"Eu Me inclino a todos os buscadores da verdade"
"Você é o Espírito"
"Dentro de você reside um poder"
"Torne-se seu próprio guru"
"Divirta-se!"
"Você pode alcançar sua Realização do Si. Você pode sentir uma brisa fresca nas palmas das suas mãos e acima da sua cabeça."
A mensagem essencial nunca mudou. A única pergunta era: quantos ouviriam a mensagem e aproveitariam a oportunidade de descobrir seu verdadeiro si?
O legado de Shri Mataji permanece naqueles que ouviram sua mensagem, acolheram seu presente no coração e desfrutam e divulgam a Sahaja Yoga.
Sua essência é sentida na brisa fresca em nossas mãos e acima de nossas cabeças. Sua graça suaviza gentilmente nossos corações, e o amor divino ecoa através de nosso ser.