Marriage and Independence

Casamento e Independência

A Espinha Dorsal para a Família e a Sociedade

A infância e adolescência de Shri Mataji estiveram entrelaçadas com o nascimento da nova nação indiana, e seus anos como esposa e jovem mãe foram igualmente marcantes.

Nirmala Salve, agora amplamente conhecida como Shri Mataji Nirmala Devi, casou-se com Chandrika Prasad Srivastava no dia 7 de abril de 1947. Cento e vinte e nove dias depois, em 14 de agosto, à meia-noite, a Índia se tornou livre.

Como contou o irmão mais novo de Shri Mataji, H.P. Salve, carinhosamente conhecido como Babamama: “Durante os distúrbios comunais (na época da divisão de 1947), houve uma ocasião em que alguém bateu à porta. Quando Nirmala a abriu, encontrou uma senhora e dois homens na entrada, com aparência extremamente assustada e temerosa. Eles disseram a Nirmala que eram refugiados do Paquistão e que, como um deles era muçulmano, os hindus os perseguiam, com espadas em punho. Nirmala os recebeu sem hesitar um segundo e os escondeu em um quarto."

YouTube player

“Depois de algum tempo, algumas pessoas chegaram com espadas na mão", continuou ele, "e disseram que um muçulmano estava se escondendo na casa. Nirmala negou categoricamente isso e os enganou dizendo que ela mesma era uma hindu fervorosa, então como poderia proteger um muçulmano. As pessoas com as espadas inicialmente não acreditaram nela, mas viram o grande bindi em sua testa, que é simbólico de uma mulher hindu casada, então se convenceram e foram embora…” [1]

shri-mataji-with-infant-daughter-kalpana

Esse incidente ocorreu durante sua gravidez, e ela deu à luz sua primeira filha, Kalpana, no mês de dezembro de 1947. Em 29 de janeiro de 1948, Shri Mataji conheceu Mahatma Gandhi, que pegou Kalpana em seu colo e disse: "Nepali (um apelido carinhoso que ele dera a Shri Mataji), você está igual, agora você é mãe. Quando vai começar o seu trabalho espiritual? Agora estamos livres, você deve começar tudo o que queria fazer." Tragicamente, no dia seguinte, um extremista político assassinou Mahatma Gandhi enquanto ele participava das orações da noite.

IEm 1948, o marido de Shri Mataji, Chandrika Prasad (mais tarde amplamente conhecido como Sir C.P. Srivastava, condecorado cavaleiro pela Rainha Elizabeth II em 1990), foi selecionado para o Serviço Diplomático Indiano e o Serviço Administrativo Indiano (I.A.S). Seguindo o conselho de Shri Mataji, Sir C.P. optou por permanecer no I.A.S. e servir ao seu país dentro de suas fronteiras. Durante esses primeiros anos agitados de casamento, o segundo filho do casal, Sadhana, nasceu em fevereiro de 1950. Em maio daquele ano, Sir C.P. foi nomeado magistrado da cidade de Lucknow, e a jovem família permaneceu lá por algum tempo.

No final de 1951, Sir C.P. foi para Meerut como Magistrado Adjunto do Distrito. O chalé do staff estava localizado em uma propriedade considerável e foi construído no estilo tradicional britânico. Shri Mataji, agora com dois filhos pequenos, cultivou a terra adjacente ao chalé. Com a ajuda de um trabalhador rural, ela transformou a terra não utilizada em um jardim de hortaliças muito fértil. Ela cultivava vegetais para o uso doméstico e vendia o excedente para complementar a renda da família.

Em suas memórias, H.P. Salve recordou: "A fazenda de Shri Mataji era considerada a melhor da região. As berinjelas eram tão grandes que eu não conseguia levantá-las. Ela produzia couve-flor muito, muito grandes, tomates muito grandes, pepinos enormes. Era inacreditável como ela conseguia fazer vegetais de tamanhos tão impressionantes."

Em 1953, a família de Shri Mataji se mudou para Mumbai, quando Sir C.P. foi transferido para a Diretoria Geral de Navegação (que mais tarde seria chamada de Shipping Corporation of India). H.P. Salve recordou maravilhosas férias de verão com Shri Mataji e seus filhos em Pachmarhi, uma estação de montanha perto de Chhindwara, no centro da Índia, uma área de grande beleza com cavernas antigas, cachoeiras, florestas e vida selvagem. Shri Mataji e sua família também passavam muito tempo em Nagpur, onde muitos de seus parentes viviam.

No domingo, 8 de fevereiro de 1955, os médicos internaram o pai de Shri Mataji no hospital. Uma semana depois, todos os filhos se reuniram ao redor dele. Shri Mataji era extremamente próxima de seu pai e sempre valorizou seus conselhos, especialmente sobre assuntos espirituais. Seu irmão recordou que o pai perguntou a Nirmala: “Você conseguiu encontrar o método?” – referindo-se ao método de dar a realização em massa. Cercado por sua família, Prasad Salve faleceu dois dias depois, em 17 de fevereiro de 1955. H.P. Salve admirava que Shri Mataji, “que ficaria cheia de lágrimas compassivas ao ver até mesmo um único mendigo, naquele momento de grande perda pessoal, reuniu toda sua coragem e começou a organizar o funeral.”

"elo que podemos discernir, o único propósito da existência é acender uma luz na escuridão do ser."
Carl Gustav Jung

1. ^ H. P. Salve, 'My Memoirs' New Delhi: Life Eternal Trust, 2000.