Education

Uma Educação Iluminada

Cultivando o Bem-Estar Espiritual

Além de promover o crescimento intelectual e emocional, a educação também deve abranger o bem-estar espiritual das crianças.

As crianças precisam de uma educação equilibrada, agora mais do que nunca. Essa educação não deve apenas promover o crescimento intelectual e emocional, mas também cuidar do seu bem-estar espiritual. Quando as crianças compreendem suas capacidades e forças interiores, elas podem prosperar em qualquer ambiente. Atenção focada e uma perspectiva global são outros dois elementos essenciais para uma educação iluminada.

Shri Mataji deu grande ênfase à construção de uma base sólida por meio da educação na primeira infância, acreditando que esse deve ser um processo coletivo, compartilhado entre pais e professores. O ambiente natural também desempenha um papel educativo. À medida que as crianças aprendem sobre plantas, animais e conservação, desenvolvem respeito pela Mãe Terra e por seus preciosos recursos.

"A educação literária não tem valor se não for capaz de formar um caráter sólido.."
Mahatma Gandhi

Para cultivar a autoestima e a dignidade, Shri Mataji dava grande importância à disciplina – uma disciplina enraizada no amor e no respeito. “É nosso dever garantir que nossos filhos cresçam como grandes pessoas. Maiores do que nós”, disse Shri Mataji. “Eles precisam cuidar do mundo.”

Colocando sua visão em prática, Shri Mataji criou um sistema educacional tendo a Sahaja Yoga como base. Além de um currículo acadêmico desafiador, os alunos meditam regularmente. Isso os ajuda a melhorar a atenção e a capacidade de foco, além de aumentar a autoconfiança e a compreensão de si mesmos. Jovens de todo o mundo prosperam nas escolas de Shri Mataji na Índia, Itália, Canadá, Áustria, Estados Unidos, República Tcheca, Rússia e Austrália, onde continuam a construir relacionamentos profundos.

Eu vi crianças vindas da nossa escola em Dharamshala. Extremamente confiantes e extremamente humildes. E Eu perguntei a elas: ‘O que vocês fazem?’ Elas responderam: ‘Meditamos à noite e de manhã, e isso nos ajuda muito..’

Em relação às crianças, o autor vencedor do Prêmio Nobel, Rabindranath Tagore, observou: "Elas são seres vivos – mais vivos do que os adultos, que construíram ao seu redor cascas de hábitos. Portanto, é absolutamente necessário para sua saúde mental e desenvolvimento que não tenham apenas escolas para suas lições, mas um mundo cujo espírito orientador seja o amor pessoal."

As crianças de hoje são o futuro de amanhã, e um investimento em uma boa educação é sinônimo de um investimento em um mundo melhor. No entanto, o bem-estar social e psicológico das crianças está cada vez mais comprometido nas escolas. Pelo menos um em cada cinco crianças e adolescentes pode apresentar um problema de saúde mental e, nos Estados Unidos, estima-se que um em cada dez crianças e adolescentes sofra de doenças mentais graves o suficiente para causar algum nível de prejuízo.

Pesquisas científicas sobre meditação[1] revelam que ela é uma intervenção bioespiritual comprovada e baseada em evidências para prevenir, assim como gerenciar, as consequências do estresse causado pelos desequilíbrios rotineiros em nossas vidas, seja na escola, no ambiente de trabalho ou em casa. A Meditação da Sahaja Yoga  demonstrou ser única porque é espontânea, simples e sem esforço. Todas essas características da meditação da Sahaja Yoga a tornaram aceitável, agradável e popular tanto entre as crianças quanto entre os professores. Também tem se mostrado eficaz em fornecer aos professores uma abordagem de equilíbrio entre trabalho e vida pessoal para lidar com a carga pesada de gerenciar e entregar o currículo dentro do prazo e com qualidade.

Diversas iniciativas, como o Inner Peace Project (www.innerpeaceday.org) e o Dhyaandhara[2] (Índia) estão trazendo os benefícios na saúde como um todo nas escolas e na vida das crianças por meio da Meditação  da Sahaja Yoga.


[1] https://researchingmeditation.org/

[2] Dhyaandhara Study at LMP Intercollege Lucknow India