Glossário
Dharma
O código de conduta correta ou retidão como o fator sustentador e equilibrador da ecologia e da evolução.
Kundalini
Uma energia latente que permanece enrolada na base da coluna vertebral. Quando desperta, essa energia benevolente e nutridora sobe através dos plexos nervosos do corpo e emerge no topo da cabeça, na região do osso da fontanela. Pode-se sentir essa energia como uma brisa fresca acima da cabeça, assim como nas palmas das mãos.
Sahaja Yoga
Sahaja significa "nascido com você" – saha significa "com" e ja significa "nascido". Shri Mataji explica: "Sahaja também significa 'espontâneo', porque é o poder vivo que realiza isso. Há um poder vivo dentro de nós que nos transformou em seres humanos a partir do estágio de ameba. E agora, existe outro poder residual que precisa nos conectar ao Divino. Esse é o verdadeiro significado da palavra Yoga. E todo ser humano tem o direito de se unir a esse poder que tudo permeia. Portanto, esta é a última grande conquista da nossa evolução."
Meditação da Sahaja Yoga
A técnica que sustenta a experiência da 'realização do si' (o despertar da Kundalini). Através da meditação da Sahaja Yoga, é possível conectar-se com o verdadeiro si e alcançar um estado de consciência sem pensamentos – ambos sendo a concretização da 'yoga' ou 'união'. Com a prática regular, pode-se estabelecer esse estado de consciência sem pensamentos e alcançar o crescimento espiritual.
Sahasrara
O sétimo centro de energia localizado na fontanela, no topo da cabeça. É através desse ponto que a energia Kundalini passa, trazendo o estado de consciência sem pensamentos.
Si
Na tradição da espiritualidade, diz-se que dentro de você reside o poder para alcançar sua realização do si, para chegar ao seu verdadeiro Ser. Shri Mataji explica que a verdade é: não somos este corpo, não somos esta mente, não somos este ego, não somos esses condicionamentos. O Si é o espírito puro dentro de cada um de nós. É o Si que irradia. É o Si que dá a glória. É o Si que concede todas as bênçãos do amor puro, da segurança e da ajuda que cada pessoa merece.
Realização do Si
União concretizada da consciência individual com a percepção pura e direta da natureza do Si e do Divino. Não é o ponto final da evolução espiritual, mas sim um verdadeiro começo. A Realização do Si abre o caminho para o desenvolvimento ao eliminar toda identificação com a ilusão, permitindo que a Kundalini flua livremente, estabelecendo uma conexão genuína com o poder divino e despertando todas as capacidades inatas de autoaperfeiçoamento dentro do indivíduo.
Espírito
O reflexo do Divino dentro de cada um, o verdadeiro e puro Si. Após a realização do si, o Espírito pode ser percebido e sentido em nossa atenção.
Sistema Sutil
O Sistema Sutil é a rede de Centros de Energia e canais através dos quais a sua Energia Interior flui. A meditação com a Sahaja Yoga ajuda você a aprender a sentir, entender e, finalmente, usar o Sistema Sutil para melhorar a saúde, o equilíbrio e o bem-estar. Esse processo começa com o despertar da sua Energia Interior, conhecida como Kundalini.
Consciência Sem Pensamentos
Um estado de consciência elevada quando a mente está relaxada, mas alerta. A atividade mental indesejada cessa, permitindo que a atenção se concentre no momento presente. O estresse e a fadiga geralmente derivam de pensar sobre o passado ou o futuro. Quando os pensamentos são acalmados, o poder natural de cura do sistema nervoso é ativado, restaurando energia, equilíbrio e saúde.
Vibrações
Todos os seres vivos são uma combinação de partículas e ondas que emitem algum tipo de vibração, seja ela positiva ou negativa. As vibrações positivas são benevolentes e nutritivas. Após a realização do si, as vibrações positivas podem ser sentidas no sistema nervoso central como uma brisa fresca nas palmas das mãos e acima da área do osso da fontanela. "Vibrações não são nada além de amor divino." Shri Mataji
Yoga
Ao contrário da crença popular, a Yoga não designa uma série de exercícios ou posturas, mas, na verdade, significa 'unir, juntar'. Uma das primeiras referências à Yoga pode ser encontrada nos Patanjali Yoga Sutras, uma compilação de aforismos do século II a.C. na Índia.