College Years

Anos Universitários

A Luta pela Liberdade

Os campos de suas aldeias cantavam tua glória, e as cidades ecoavam com a melodia – Vitória para Mãe Índia, Vitória à Ti!

À meia-noite de 15 de agosto de 1947, milhões aclamaram a liberdade de seu país. Cidades e vilarejos por toda a Índia hastearam a bandeira tricolor.

Shri Mataji în tinerețe
Shri Mataji în tinerețe

“Vi a bandeira britânica sendo baixada, e vi a Tricolor sendo erguida. Foi um momento marcante – é algo que está além de mim,” lembrou Shri Mataji. “Não consigo descrever o que senti naquele momento — um sentimento de que, de alguma forma, a verdade triunfou sobre a mentira. A justiça prevaleceu sobre a injustiça.”

Após anos de domínio britânico, a luta pela independência finalmente deu frutos, graças à bravura e sacrifício de inúmeros cidadãos. 'Quantas pessoas se sacrificaram, quantos mártires houve,' Ela disse.

O sacrifício da família começou quando Shri Mataji tinha apenas oito anos, quando seus pais foram presos por participarem da luta pela liberdade. Nessa tenra idade, ela assumiu a responsabilidade de cuidar de seus irmãos mais novos. Forçados a deixar sua casa confortável, a família adotou um estilo de vida espartano, vivendo em pequenas cabanas, dormindo no chão e, às vezes, passando fome. 'O sentimento de que tudo o que nossos pais estavam fazendo era pela liberdade de nosso país era tão elevado... que nem pensávamos nos pequenos confortos que as crianças costumam pedir,' recordou Shri Mataji.

Enquanto estudava na Christian Medical College em Lahore, Shri Mataji tornou-se uma líder jovem ativamente envolvida no Movimento 'Quit India' de Mahatma Gandhi em 1942.[1] Ela frequentemente era presa, e até mesmo torturada, mas isso não afetava sua determinação em participar da luta pela liberdade da Índia.

Durante esse período, ela conheceu um homem indiano apreensivo que a aconselhou a não participar do Movimento 'Quit India', pois seria muito perigoso para uma jovem como ela. O homem disse a ela para ficar em casa com sua mãe, mas seu pai não concordou com isso. "Meu pai Me chamou de lado", lembrou Shri Mataji. "Ele disse: 'Não dê ouvidos a esse velho. Como ele se atreve a dizer todas essas bobagens? Estou muito orgulhoso de Você. Espero que todos os meus filhos sejam como Você.'"

YouTube player

A Índia se tornou livre, embora a política britânica de 'dividir e governar' tenha deixado sua marca, eventualmente gerando três países separados - Índia, Paquistão e Bangladesh. Durante a confusão após a independência e apesar do perigo iminente para sua própria vida, Shri Mataji abriu sua casa para uma família muçulmana em busca de refúgio. Ela nunca discriminou ninguém, independentemente de sua religião ou origem, e incentivou a integração o tempo todo.

Você deve amar seu país com a visão de que um dia todos teremos um único mundo.


1. ^ A civil disobedience movement launched by MK Gandhi and the Indian National Congress in August 1942, calling for determined but passive resistance to the British rule and for 'an orderly British withdrawal' from India (wikipedia, the free encyclopedia).